História do Krav Maga

Imi Lichtenfeld

Imi Lichtenfeld foi o fundador, criador e pai do Krav Maga. Nascido em 1910 passou a sua juventude em Bratislava, capital da Eslováquia, um local onde o desporto e a educação humanista eram valores igualmente respeitados. Estes elementos foram factores fundamentais na educação e formação de Imi.

Contudo, a maior influência na vida de Imi foi seu pai, Samuel Lichtenfeld, polícia e professor de defesa pessoal. Samuel fora muito reconhecido pelo seu trabalho policial bem como pelas suas inúmeras detenções de criminosos extremamente perigosos. Imi foi preparado pelo seu pai e teve resultados desportivos brilhantes em natação, ginástica, luta e boxe.

Durante os anos 30, Imi aproveitou as suas capacidades de luta para proteger tanto os seus vizinhos Judeus como a si próprio. Participou em várias lutas contra grupos anti-semitas que aterrorizavam a comunidade Judaica. Foi nesta altura que se começaram a semear as raízes do que viria a ser o Krav Maga.

Como é vastamente conhecido, durante os anos 40 a Alemanha Nazi difundia o seu reino de terror.. os Judeus corriam perigo e rapidamente a luta anti-semita de Imi, tornara-se bastante impopular perante as forças da autoridade. Nesta altura viu-se forçado a deixar o seu lar.

Após alguns anos em viagem Imi chegou a Israel (na altura conhecido como Palestina) e juntou-se à Haganah, organização paramilitar da comunidade judaica que lutou para criar o Estado Israelita, onde ensinou a técnicas base da defesa pessoal aos soldados.

Em 1948 foi formado o Estado Israelita que solicitou o desenvolvimento de um sistema de defesa pessoal da maior eficácia a Imi Lichtenfeld. Assim deu-se inicio à criação do Krav Maga. O seu trabalho desenvolveu-se progressivamente na Tsahal (exército Israelita) durante 20 anos, com um aperfeiçoamento constante e um estudo prático constante, dado que o Estado Israelita estava constantemente em conflito.

Desenvolveu-se um sistema que não funciona apenas na teoria.. criou-se um método comprovado nos campos de batalha do Médio Oriente.

Após a sua reforma, Imi dedicou-se a adaptar o Krav Maga às necessidades dos cidadãos e ao dia a dia. Rapidamente o ensino do Krav Maga estendeu-se à vida civil, tendo sido reconhecido pelo Ministério Nacional da Educação.

Finalmente o Krav Maga vai além fronteiras e estabelece-se nos Estados Unidos e na Europa. Imi destaca Richard Douieb para implementar o ensino de Krav Maga no continente europeu.

No dia 09 de Janeiro de 1998 Imi Lichtenfeld faleceu e o Krav Maga ficou órfão do seu criador.

O Krav Maga tem como base princípios morais e humanos que enfatizam a importância da integridade, humildade e respeito pelo próximo.

Os 7 Principios do Krav Maga

Primeiro : Princípio genérico, ex.: prevenção – evitar estar em situações perigosas. Por exemplo, apanhar boleia, evitar indivíduos suspeitos; quando andar, evitar vizinhanças perigosas;

Segundo : Krav Maga tem como base os reflexos naturais do corpo humano;

Terceiro: A partir de qualquer posição, favorecer métodos que envolvam um risco pessoal mínimo.

Quarto : Em função da situação, da necessidade ou perigo que o adversário representar tentar sempre desencorajar o atacante através do diálogo antes de entrar em confronto.

Quinto : Atacar sempre as zonas mais frágeis do corpo humano (os olhos, a garganta) para controlar um adversário;

Sexto : Aproveitar os objectos dentro de alcance bem como as armas naturais do corpo;

Sétimo : O princípio mais realista: Não há regras, não há limites técnicos, não há proibições. Todos os golpes são legítimos quando se trata de salvar a vida.

“Dominar a Autodefesa tão bem para nunca ter que matar ninguém.”

As correntes do Krav Maga

O Krav-Maga como todas as artes marciais dividiu-se em diferentes escolas mesmo antes da morte do fundador, Imi Lichtenfeld. Para esclarecer ligeiramente as pessoas que não conhecem estas diferentes correntes, apresentamos-vos aqui as principais.

Os únicos aqui representados são os instrutores mais reconhecidos. Todos trabalharam com Imi e todos são ou eram excelentes instrutores que têm sobre certos aspectos uma visão diferente do Krav-Maga de acordo com a sua personalidade.

Para uma melhor clarificação devemos voluntariamente omitir alguns instrutores importantes para o Krav Maga. Se alguma informação estiver errada agradecemos que nos assinalem para confirmarmos as informações junto ás nossas fontes.

Desejamos ter a máxima objectividade para evitar qualquer controvérsia.

Para resumir, 3 dos mais antigos alunos de Imi eram: Eli Avikzar, Raphy Elgrissi e Haim Zut. Eli Avikzar formou nomeadamente: Eyal Yanilov, Haim Gideon, Kobi Lichtenstein e Richard Douieb que teve tambem como professores Raphy Elgrissi e Haim Zut. Estas 4 pessoas foram formadas igualmente e directamente por Imi.

Hoje distingue-se 6 organizações em Krav-Maga:

F.E.K.M. – Fédération Européenne de Krav Maga

I.K.M.A. – Isralei Krav Maga Association

I.K.M.F. – International Krav Maga Association

KAMI (uma derivação) – Israeli Krav Magen Association

K.M.A.A. – Krav Maga Association of America

K.M.S.A. – Krav Maga SUd Aveyron

Algumas Datas:

A partir de 1942 – Criação e desenvolvimento do Krav Maga dentro sistema militar

1964 – Depois de 20 anos de experiencia dentro do sistema militar inicia-se o trabalho para os civis e começa-se a espalhar lentamente por outros países.
O sistema de graduações por cintos é adoptado (data exacta não é conhecida)

1971 – Eli Avikzar torna-se o primeiro cinto negro de Krav Maga

1978 – Imi cria a IKMA (Israeli Krav Maga Association)

1979 – Eyal Yanilov recebe o seu cinto negro

1980 – Richard Douieb e Haim Gidon recebem o seu cinto negro

1983 – Kobi Lichtenstein recebe o seu cinto negro

1984 – Larren Levine recebe o seu cinto negro.

Se quiseres, podes ver a árvore “genealógica” do Krav Maga aqui.


14 Respostas to “História do Krav Maga”

  1. José Araújo Says:

    Gostava de ser contactado para saber escola mais próxima para poder possivelmente começar a aprender convosco.
    O meu contacto é o 967766660 obrigado e fico a aguardar contacto vosso.

    • Boa Noite,

      Antes de mais, queremos agradecer o seu contacto e preferência. Felizmente em Portugal já existem muitos ginásios/escolas que ministram aulas de Krav Maga. Em que zona/região de Portugal mora? Obrigado

  2. alexandre moreira Says:

    eu começei agora a praticar kravmag e no sitio onde começei gosto muito de la estar so que ainda nao sei se eu pertençer a assuçiaçao desta escola se a federaçao me reconheçe visto que esta escola nao esta escrita na assuçiaçao

    ass: alexandre moreira

    • Boa tarde, se a escola em questão não está filiada na Federação Portuguesa de Krav Maga, a mesma não é reconhecida. Pergunte ao seu instrutor de KM. Ou se quiser uma resposta mais concisa, indique o nome da escola. Obrigado

  3. Nelson Sá Says:

    ola boa noite, sou de Lisboa, Campolide e gostaria de colocar a minha filha a praticar krav-maga ela têm 9 anos e gostaria de saber onde posso me informar sobre as condições e locais onde a poderia inscrever.
    Obrigado
    Nelson Sá

    • Boa Noite,

      Antes de mais, queremos agradecer o seu contacto. Como é sabido o Krav Maga é uma actividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, no entanto é conveniente que crianças tenham aulas dedicadas. Sendo assim, na Escola Secundária Rainha D. Leonor, em Alvalade, foi criada a KMKids, Krav Maga dedicado a crianças, onde podem aprender os principios do Krav Maga e os movimentos mais básicos para enfrentarem as dificuldades do dia-a-dia. A morada é R. Maria Amália Vaz de Carvalho, Alvalade 1700-291 Lisboa.
      Responsável pelo projecto: instrutora Alexandra Costa
      Horários: – 2ª às 18h30
      – 4ª às 19h00

      mais informações: info@fpkm-rdl.com/onepcsystems@live.com.pt

  4. Nelson Sá Says:

    Desde já agradeço a disponibilidade dispensada, e muito obrigado pela informação fornecida.
    sem outro assunto…
    Obrigado
    Nelson Sá

    • Rui Clemente Says:

      Boa Tarde estive a ler o historial do principio do KM E não fazem referencia a YARON LICHETENSEN ele intitulace como o mais graduado do mundo em KM isto tem alguma coisa de verdade ou é mais um charlatão que anda por ai? A Escola BUKAN ORIGINAL é reconhecida? ele diz que foi a primeira escola de KM a vir para a Europa com o apoio de IMI isto é verdade ou é mais uma dele OBRIGADO

      • Boa noite e desde já agradeço pela visita.
        A informação está correcta em parte Rui. Yaron Lichtenstein foi um dos primeiros praticantes a receber o cinturao negro de KM de Imi Lichtenfeld. O cinturao negro no KM, vai do 1º ao 5º Dan. Ou seja, Yaron tem pelo menos o 5º Dan em KM, mas nao ha registos que tenha alcançado o 9º. Aliás, Haim Gidon, o presidente da Asscociacao de KM Internacional tem o 8º Dan e até agora esse foi o mais alto titulo dado por Imi. Quanto à escola criada por Yaron, a Escola Bukan de Krav Maga, em Rehovot, Israel, é das mais conceituadas no mundo do KM, até porque teve o apoio do proprio Imi. Já há filiais da mesma, como no Rio de Janeiro e em Portugal, onde é representada pelos instrutores Augusto Alves da Silva, Alexandre Louro e Pedro Costa.
        Espero ter ajudado. Obrigado

  5. DESEJO SABER MAIS SOBRE ESSA NOBRE ARTE MARCIAL.

  6. EXISTE CURSO INTENSIVO PARA POLICIAIS, ONDE POSSO FAZER, MORO PROXIMO DE MURIAE, VIÇOSA E BELO HORIZONTE. TELEFONE PARA CONTATO FINEZA.

  7. MEU TELEFONE 0313284029434.

  8. JOSE CARLOS IZIDORIO Says:

    A primeira que vi uma demonstração deste tipo de luta, fiquei impressionado com a forma leve de aplicação dos golpes, usando sempre a força do oponente. Luta é meu tipo de esporte preferido. Não pratico nenhuma, mas se for preciso, sei como me defender. Após conhecer o Krav Magá, tento aprender os golpes por si só.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: